Seminaristas participam de XXXIV Renasem-SP

A Diocese de Campo Limpo sediu de 15 a 19 de julho, na casa de retiro da Comunidade Missionária Villaregia, o Retiro Estadual para Seminaristas (Renasem-SP) promovido pelo Ministério para Seminaristas da Renovação Carismática Católica de São Paulo. O retiro deste ano teve como tema a passagem do Evangelho de São Lucas (Lc 15, 24) "Este meu filho estava morto, e reviveu; tinha se perdido, e foi achado".

"O retiro deste ano trabalhou com a temática da Reconciliação. Foram momentos de experiência de oração, formação, partilha, missão e fraternidade. Através do Batismo no Espírito Santo (BES) e sob este mover os seminaristas viveram “O amor de Deus derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado (Rm 5,5)" nesses cinco dias e, levam consigo para suas vidas e caminhada. Este encontro agrega valor à formação presbiteral no Estado de São Paulo", afirma o seminarista Alan Santos, coordenador estadual do Ministério para Seminaristas de São Paulo.

Ele completa ainda, ressaltando que, “o Renasem não é uma ‘formação paralela’ aos nossos seminários diocesanos, institutos, congregações e novas comunidades. Muito pelo contrário, [o retiro] pôde enriquecer ainda mais os seminaristas em uma eclesiologia de comunhão. Que, a partir de nossa identidade, possamos servir os demais movimentos e pastorais de nossa Igreja Católica em um espírito de zelo”, concluiu.

Mais de 120 seminaristas, membros (arqui)diocesanos, de congregações religiosas, Institutos e Comunidades Católicas do nosso estado. O encontro contou com a presença do bispo da Diocese de Campo Limpo, Dom Luis Antônio Guedes, que presidiu a Missa de abertura na Catedral Santuário Sagrada Família.

Passaram também pelo retiro: Pe. Cícero Alves de França, reitor do Seminário de Teologia da Arquidiocese de São Paulo e Professor da PUC São Paulo; Pe. Lidionor Sampaio de Lisboa, reitor do Seminário Nossa Senhora Aparecida da Diocese de Campo Limpo; Pe. Weber Galvani Pereira, chanceler da Diocese de Guarulhos e membro de Aliança da Comunidade Católica Shalom; Pe. Rafael da Arquidiocese de São Paulo e assessor espiritual do Ministério para Seminaristas de São Paulo; Pe. Alexandre Monteiro da Diocese de Bragança Paulista; Pe. Hércules da Arquidiocese de São Paulo; Pe. Juvi da Diocese de Mogi das Cruzes; Pe. José Francisco da Diocese de São Miguel Paulista; Pe. Fábio Lima da Diocese de Guarulhos, Pe. César Rossi da Diocese de Campo Limpo, Pe. Márcio Arielton da Diocese de Guarulhos.

Além da presença dos sacerdotes, também estiveram prestigiando o encontro: Marcelo Marangon, presidente do Conselho Estadual da RCC de São Paulo; as Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo; a escritora Maria Gabriela e membro da Renovação Carismática Católica de São Paulo, os coordenadores e membros da RCC da Arquidiocese de São Paulo e da Diocese de Campo Limpo, bem como, agentes de pastorais das comunidades locais. Contamos ainda com a participação de André Luís, seminarista da Arquidiocese do Rio de Janeiro e coordenador nacional do Ministério para Seminaristas.

Com a proteção da Sagrada Família, o encerramento aconteceu na Catedral de Campo Limpo com a Santa Missa que foi presidida pelo bispo emérito da Diocese, Dom Emílio Pignoli.

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.