Nossa História

Contar a história da Renovação Carismática Católica do Brasil é contar também a história da Renovação Carismática Católica do Estado de São Paulo, uma vez que, tudo teve início na cidade de Campinas (SP). O movimento que, em 2019, completara 50 anos de existência começou pelas mãos dos americanos Pe. Eduardo Joseph Dougherty e Pe. Haroldo J. Rahm, SJ (in memorian).

O seminarista (à época) Eduardo deixou o país devido ao fechamento da Faculdade de Teologia dos Dominicanos (em São Paulo) pelo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) – a polícia política da ditadura –, obrigando-o a continuar seus estudos em Toronto, Canadá, em 1969.

Neste mesmo ano, Eduardo participa de dois encontros onde faz sua experiência de Batismo no Espírito Santo em East Lansing, Michigan, no mês de março. Impulsionado pelo Espírito, vai ao encontro de Pe. Haroldo (com quem já mantinha uma amizade e trabalhara nos cursos de Treinamento de Liderança Cristã – TLC) ao retornar para o Brasil em maio do mesmo ano, presenteando o sacerdote com os dois livros: Aglow with the Spirit, do Reverendo Episcopaliano Robert Frost, e “Eles falam em outras línguas”, de John Sherril. A partir do testemunho do seminarista Eduardo e do interesse de Pe. Haroldo surgem os primeiros movimentos da Corrente de Graça no país.

É importante mencionar que, a graça do Batismo no Espírito Santo teve como momento impulsionador o conhecido “Retiro de Duquesne”, em que alguns professores organizaram um retiro de fim de semana para um grupo de estudos formado por estudantes da Universidade de Duquesne, em Pittsburg, na Pensylvânia, USA, em fevereiro de 1967, na Casa de Retiros “A Arca e a Pomba” (hoje propriedade do Serviço para a Renovação Carismática Católica americano .

Voltando aos primeiros passos, Pe. Haroldo decide então iniciar com sua Equipe do Movimento do Treinamento de Liderança Cristã (TLC), na Vila Brandina[1], em Campinas (SP), no segundo semestre de 1969, os “Cursos de Oração e Estudos sobre a Pessoa e a Obra do Espírito Santo”[2]. Segundo o livro “Renovação Carismática Católica do Estado de São Paulo: um celeiro de graça de Pentecostes”[3], junto ao Pe. Haroldo, “à frente da Equipe estava a COMUBA, uma pequena “comunidade de base” formada principalmente por estudantes de diferentes níveis (p. 38, capítulo A Renovação Carismática Católica no Brasil)”.

Ainda em 1969 nasce o primeiro Grupo de Oração da Renovação Carismática Católica do Brasil, que acontecia às quartas-feiras no Centro Arquidiocesano de Pastoral de Campinas, à rua Serafina, 88, em Campinas (SP), hoje, sede da Cúria Metropolitana.

A partir daí, a graça de Pentecostes percorre o interior do estado de São Paulo e o Sul de Minas Gerais, e outros estados como Goiás, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte, Amazonas, Ceará, Paraná, Pará e Mato Grosso. E outros sacerdotes se unem à equipe, entre eles, o então Pe. Jonas Abib. No ano seguinte, 1972, após sua ordenação sacerdotal em 1971, Pe. Eduardo volta ao Brasil, e, viajando pelos estados ministrando retiros e Encontros, espalha a chama do Espírito, iniciando grupos de oração em diversos locais.

Atualmente, todos os estados brasileiros possuem grupos de oração. Acredita-se que, existam no Brasil aproximadamente 20 mil Grupos de Oração; desse total, em torno de 4 mil estão localizados no Estado de São Paulo.

Organização. O Grupo de Oração é a célula básica do movimento, onde os participantes são convidados a fazer a experiência do Senhorio de Jesus a partir do chamado batismo no Espírito Santo. Nos primeiros anos, são muitos os relatos de reuniões de oração que começaram nas casas de famílias, e, mais tarde, com o reconhecimento dos bispos, passaram a se realizar nas igrejas.

Pode-se destacar ainda, os eventos formativos, de espiritualidade e celebrativos promovidos pelo movimento. Um dos mais conhecidos foram os Cenáculos no Estádio do Morumbi que, reuniam cerca de 100 mil pessoas, vindas de várias cidades paulistas e de outros estados, para orar, louvar, clamar o mover do Espírito Santo e adorar o Senhor. Atualmente, a RCC realiza uma infinidade de eventos, conforme o direcionamento do Espírito. Entre os principais, estão os Congressos Nacionais, Estaduais , Diocesanos, e o Encontro Nacional de Formação.

Recordamos ainda que, além dos Grupos de Oração existem outras realidades carismáticas, como as Comunidades de Vida e Aliança (ou Novas Comunidades); redes de telecomunicações; escolas de evangelização, institutos religiosos, editoras, ministérios, entre outros. De acordo com o Cardeal Leon Joseph Suenens, conselheiro Episcopal da RCC nomeado pelo Papa Paulo VI em 1974, a “corrente de graça” foi inspirada pelo Espírito Santo para toda a Igreja. Para o Cardeal é um movimento do Espírito Santo oferecido a toda Igreja e destinado a rejuvenescer cada parte da vida dela (Documento de Malines, I).

Estrutura. No Regional Sul 1 da CNBB, a Renovação Carismática Católica está estruturada em 42 coordenações diocesanas à serviço da Coordenação Estadual, Nacional e ao recém-instituído Serviço Internacional de Comunhão (CHARIS), que se situa no Vaticano. Dentro de cada diocese, a equipe de coordenação é auxiliada pelos Ministérios de Serviços, compondo assim o corpo do movimento nos Grupos de Oração.

Atuam dentro dos Grupos de Oração, o Ministério Jovem; Ministérios para evangelização de Crianças e Adolescentes; para evangelização de Famílias; Ministério de oração por Cura e Libertação; Ministério de Formação; Ministério de Intercessão; Ministério de Música e Artes; Ministério de Comunicação Social; Ministério de Pregação; Ministério de Fé e Política; Ministério de Promoção Humana; Ministério de Universidades Renovadas; Ministério para Religiosas e Consagradas; Ministério para Seminaristas; Ministério para Ministros Ordenados e, a Comissão para Unidade que atua no diálogo com as Novas Comunidades e no Diálogo Católico Pentecostal.

 

 

(Texto revisado e atualizado; originalmente publicado na Revista do Regional Sul da CNBB, Edição Especial de Outubro de 2018)



[1] Antiga fazenda da Federação das Entidades Assistenciais de Campinas (Feac) cedida ao Pe. Haroldo para realização dos cursos de TLC.

[2] Atualmente, chamados de Experiências de Oração.

[3] Publicado pela Editora Presença, em 2017, por ocasião do aniversário de 50 anos da Renovação Carismática Católica no mundo. Capítulo de autoria de Reinaldo Beserra dos Reis, um dos pioneiros na RCC de São Paulo e do Brasil.

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.