De 17 a 19 de novembro, o Conselho Estadual da Renovação Carismática Católica de São Paulo (RCC-SP) esteve reunido para a última Assembleia Estadual do ano de 2017. A assembleia aconteceu no Seminário Salvatoriano, em Conchas (SP), na Arquidiocese de Botucatu e contou com a presença de coordenadores de 41 dioceses.
Iniciando com a Santa Missa na noite de sexta-feira (17/11), Padre Milton Vicente, coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote, disse em sua homilia que a Palavra de Deus sempre quer orientar e dar os devidos encaminhamentos e que nesta assembleia não seria diferente. “Deus quer nos direcionar a partir de agora com a Palavra de Deus, a qual não podemos nos distanciar”, afirma.
Fazendo referência à Primeira Leitura, Padre Milton faz uma pergunta pessoal ao Conselho: “
Quando estou no meu lugar? Quando estou no lugar certo?”. Uma vez que a liturgia apresentava “um povo que anda perdido”, o padre explicava que este era um povo que achava que tinha se encontrado, mas que não conseguiu encontrar-se com a verdade; um povo que se sentia realizado, mas que na verdade estava perdido; e chegava-se à seguinte conclusão: “
só sabemos que estamos no lugar certo quando conseguimos enxergar a Deus”.
Com essa leitura, Padre Milton dá destaque à missão da RCC: o anúncio do Senhorio de Jesus a todo o “povo que está perdido” através dos ministérios específicos de cada um. "Não podemos nos satisfazer com que já estamos fazendo, devemos ir sempre além - e completa - o Senhor nos coloca num ponto estratégico para que esse ponto possa chegar a outras realidades; Ele nos envia para que os povos possam conhecê-Lo e d'Ele se aproximar”.
Com menção ao Evangelho que diz respeito a um povo que tinha se esquecido onde tinha que chegar, o padre enfatiza que “o Evangelho nos faz recordar mais uma vez da nossa missão:
qual o tempo que estamos vivendo e para qual tempo estamos preparando o povo, ou seja, para a próxima vinda do Senhor”.
Dando continuidade à sua homilia, Padre Milton disse aos presentes que pedissem ao Senhor a graça de atingir aquilo que Ele espera de nós e, com isso, fez memória de Santa Isabel, a qual herdava uma grande riqueza e que “poderia pensar que já tinha chegado onde tinha que chegar, mas diante de Deus ela encontrou sua vocação e se entregou a Ele, se entregando aos pobres”.
Por fim, o presidente da celebração enfatizou que “o Senhor nos recorda para uma missão:
nós trabalhamos para a eternidade, para o céu!” e encerrou a homilia com outro questionamento a ser refletido durante toda a assembleia: “
De que forma eu, pessoalmente, posso dar um pouco mais de mim para que a vontade de Deus se realize na vida das pessoas?”.
Após a Santa Missa, o Conselho Estadual foi dirigido à sala principal, onde a presidente do Conselho, Lucimar Maziero, deu os direcionamentos para o sábado (18).
Compartilhe em suas redes sociais