Como viver a Palavra Norteadora da RCC na minha oração pessoal?

“Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará! (Ef 5,14b)

Discernida todos anos pelo Conselho Nacional da RCCBRASIL, a Palavra Norteadora, também conhecida como “Tema do Ano”, é direcionada a todo o movimento eclesial da Renovação Carismática Católica (RCC). Neste ano, a passagem é “Desperta, tu que dormes! Levanta-te dentre os mortos e Cristo te iluminará! (Ef 5,14b). É sempre importante lembrar que esse discernimento não é voltado apenas para as lideranças nacionais, estaduais e/ou diocesanas ou para os eventos a serem realizados no ano. Esta palavra é destinada a cada um dos membros da RCC, tanto os servos quanto os participantes. Contudo, as promessas e bênçãos contidas nela não se realizam de modo automático. Precisamos cooperar com a graça. Como diz Santa Catarina de Sena: “Bem se vê que, sem nós, nos criaste, mas, sem nós, não nos salvas”. Precisamos, portanto, agir para que as promessas de Deus se realizem nas nossas vidas. Por isso, queremos, neste texto, refletir sobre a importância da leitura orante da Palavra de Deus para que os efeitos da Palavra Norteadora alcancem a nossa vida.

Segundo S. Afonso de Ligório, a cooperação com a graça ocorre, em primeiro lugar, por meio da oração perseverante. Assim sendo, não basta que façamos apenas um momento de oração ou escutemos uma pregação sobre o tema. É preciso que, durante todo o ano, essa direção esteja presente nos nossos exercícios espirituais. O Documento de Aparecida afirma que a leitura orante, se bem realizada, conduz-nos ao encontro pessoal com o Jesus-Mestre, que é a fonte inesgotável de graça onde podemos sempre saciar nossa sede (Jo 7,37) e a verdadeira luz que ilumina todo homem (Jo 1,9). Cada retorno em oração ao trecho bíblico é uma oportunidade para que as diversas áreas da nossa vida sejam iluminadas e tocadas pelo amor e pela misericórdia de Deus. Aos poucos, somos libertos das seduções do pecado e preenchidos da vida espiritual, que nos conforma à divina vontade, pois “é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual”.

Atualmente, é muito comum comprar lanches rápidos. Sabemos, porém, que eles não mantêm nosso corpo saudável. Temos de tomar cuidado para não fazermos o mesmo com a Palavra de Deus. Isso acontece quando a lemos apressadamente, distraídos, sem meditação e contemplação. Uma relação com as Sagradas Escrituras vivida desse modo não será suficiente para manter e fortalecer a nossa saúde espiritual. Para que isso não ocorra na nossa vida de oração pessoal, precisamos contar com o auxílio indispensável do Espírito Santo, pois, sem a sua ação, como nos recorda o papa Bento XVI, não é possível encontrar o verdadeiro sentido que nela se esconde. S. João Crisóstomo afirma que a Sagrada Escritura “tem necessidade da revelação do Espírito, a fim de que, descobrindo o verdadeiro sentido das coisas que nela se encerram, disso mesmo tiremos abundante proveito”. Também é necessário, com determinada decisão, reservar um tempo de qualidade para esse encontro amoroso com Jesus. De acordo com o papa Francisco, “uma pessoa só dedica um tempo gratuito e sem pressa às coisas ou às pessoas que ama; e aqui trata-se de amar a Deus, que quis falar. A partir deste amor, uma pessoa pode deter-se todo o tempo que for necessário, com a atitude dum discípulo”.

A leitura orante, se vivida com perseverança e em verdadeira devoção, certamente conseguirá dos céus as graças de que necessitamos para corresponder aos desejos de Deus revelados para nós por meio da Palavra Norteadora. 

 

André Luiz Bertolai

Coordenador Estadual Ministério de Formação RCC SP

 

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.