Diocese de Santos acolhe reunião de lideranças do MUR-SP

A Diocese de Santos acolheu a Reunião da Equipe Estadual do Ministério Universidades Renovadas (MUR-SP). Com a presença de mais de 100 lideranças, entre coordenadores diocesanos do MUR, membros dos Grupos de Partilha de Profissionais (GPP) e do núcleo diocesano, além de coordenadores do Ministério Jovem. Trinta e sete dioceses paulistas estiveram representadas no encontro que aconteceu nos dias 8 e 9 de Fevereiro de 2020. Com o rhema “AVANTE MUR!”, a reunião teve como objetivo a definição de planos de ação para desenvolvimento da missão do ministério em todas as dioceses do Estado de São Paulo, a partir dos direcionamentos da RCC para este ano.

"Não por acaso, o Espírito Santo inspirou este rhema, pois o verbo “avançar” traz em si importantes intersecções com o verbo “amar”, visto que por sua essência o amor impulsiona o amante na direção do amado. Esse avanço passa por ao menos três eixos que dinamizam o nosso S.I.M.: a Santidade (movimento em direção ao interior), a Identidade - batismo no Espírito Santo (força motriz) e a Missão (movimento em direção ao exterior)", explica Thiago Anjos, coordenador estadual do MUR-SP. As lideranças de *GOUs, *GOEs e GPPs vivenciaram ao longo das pregações a “Pedagogia do S.I.M.”, um chamado individual e intransferível. A introdução feita por Thiago aprofundou ainda a reflexão sobre a fidelidade espiritual a partir do livro de Oséias (direcionamento do MUR-BR).

O tema “Santidade” foi abordado por Pâmela Rodrigues. A integrante do núcleo estadual do MUR levou os participantes a refletir sobre o chamado à conversão e santidade no dia a dia, evocando as direções dadas pela RCCBrasil para 2020 com o tema “Transformai-vos pela renovação do vosso espírito (Rm 12, 2)". Ao entardecer, os participantes foram instigados a elaborar o plano de ação para a vida espiritual, baseado no Modelo de Gestão Canvas (ferramenta para elaboração de plano de negócios). Em seguida, Luana Ferreira, coordenadora da comunicação do MUR-Brasil, deu exemplos como esse modelo pode ser aplicado no contexto do MUR: “O que nós oferecemos no ministério universidades renovadas? Qual a nossa proposta de valor? Um sonho de amor para o mundo! Qual a atividade chave? Batismo no Espírito Santo! Quais as parcerias chaves? Parcerias principais? O Ministério Jovem, por exemplo.”

Sobre a “Identidade”, Iacy Garcia recordou os aspectos da identidade do Ministério Universidades Renovadas a partir do nascimento da Renovação Carismática Católica, em 1967, na universidade de Duquesne e, o reinflamar da missão a partir da experiência da visão do “sonho de amor”. Três perguntas, a pioneira e conselheira do MUR-SP, norteou este pilar: “Por que a RCC começou em uma universidade? Por que você (líder) está nesta reunião? Qual a sua resposta ao chamado do Senhor?” Iacy evidencia ainda que o BES, a prática dos carismas e a vida fraterna devem ser cada vez mais vividos no Grupo de Oração e que o MUR é convidado a ser um guardião desta identidade.

Como resposta ao direcionamento da RCC-SP – “O grupo de oração e a salvação das almas”, Juninho, que integra o núcleo estadual do MUR-SP, dirigiu um momento de vivência prática de Grupo de Oração. Os participantes foram divididos em oito grupos para viver o GO do início ao fim (núcleo de serviço, reunião de oração e avaliação), finalizando com um plenário com perguntas e respostas.

Na noite do sábado foi realizada uma dinâmica com o tema “Convívio dos Eleitos”, uma atividade que visava enfatizar o chamado à santidade. O encerramento da noite foi marcado por um momento forte de orações diante do Santíssimo Sacramento, exposto pelo neo-Diácono Gleyson Quirino, cuja vocação amadureceu a partir do GO "Sementes: uma nova geração" da RCC de Santos.

A participação na Santa Missa, presidida pelo Padre Claudio Scherer abriu as atividades no domingo. Em sua homilia, o assessor diocesano da Pastoral Universitária da Diocese de Santos e pró-reitor da UNISANTOS conduziu-os a refletir, ao perguntar: “se morrêssemos hoje, qual legado do bem deixaríamos?”; precisamos de “católicos profissionais” e não “profissionais católicos”. Além disso, o sacerdote destacara os desafios da evangelização no âmbito universitário e encorajou-os a avançar com a missão através dos GO's. O presbítero lhes aconselhou: “Sê aquele que constrói e serve! O servir é próprio do homem divinizado!” e encerrou a homilia com a meditação do salmo “Uma luz brilha nas trevas para o justo, permanece para sempre o bem que fez!”

O pilar “Missão” contou com vários momentos, cada um trouxe um aspecto diferente. Caroline Santos, coordenadora do Ministério Jovem de São Paulo (MJ-SP) que, trouxe consigo uma relíquia de primeiro grau de Santa Teresinha e motivou os participantes a orar. Já o coordenador do Ministério de Fé e Política de SP, Cléber Bispo, falou propriamente sobre o pilar "Missão" exortando-os a partir da visão sobre a situação da sociedade nos dias atuais e a nossa atuação como cristãos; provocou os participantes ao afirmar que “testemunhar a Deus a partir do comportamento, gera incômodo no outro, questionamento, dúvida e inquietação. Precisamos dar o nosso testemunho, transformando todos os lugares! Nunca foi tão fácil alcançar o céu!”

A conclusão da reunião se deu por meio de um “brainstorming (tempestade de ideias)' conduzida por Flaviane Cunha e Gustavo Lahr, membros do núcleo estadual do MUR, num plenário com discussões e partilha de ideias para o avanço prático das missões nas dioceses, com foco no avanço qualitativo e quantitativo dos grupos de oração e ações além-grupo.

Também durante a reunião foram divulgados os locais dos eventos estaduais do MUR-SP em 2020: o Congresso Estadual será realizado na diocese de São José do Rio Preto nos dias 16 e 17 de maio de 2020 e, o Encontro Estadual de Profissionais, nos dias 14 e 15 de novembro de 2020, será sediado pela diocese de Jaboticabal. A reunião foi finalizada com uma mensagem enviada pelo presidente do conselho estadual da RCC-SP, Marcelo Marangon, encorajando o ministério a avançar ainda mais em sua missão no Estado.

"A reunião gerou uma grande inquietação aos líderes do estado de São Paulo, que retornaram aos seus campos de missão com bastante sede de avanço, incomodados com a realidade em que vivem e a missão que os espera. Entendendo cada vez mais a profundidade e intensidade do rhema: “AVANTE MUR!”", avaliou Thiago.

Acompanhe o Ministério Universidades Renovadas nas redes sociais!
Acesse www.facebook.com/SPMUR e @mur.sp no Instagram.

Texto e foto: MUR/RCC-SP

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.