Entre os dias 2 e 5 de novembro, a cidade universitária de Santa Maria (RS) tornou-se a capital dos universitários católicos do Brasil. Localizada no coração do Rio Grande do Sul e com nove Instituições de Ensino Superior (IES), entre elas a primeira universidade pública do interior do Brasil, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a cidade gaúcha acolheu 1200 jovens de todas as regiões do Brasil e mais países da América Latina, para celebrar os 50 anos da RCC, com uma edição especial no 16º Encontro Nacional das Universidades Renovadas (ENUR). Com a benção da considerada reitora da UFSM, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Estado do Rio Grande do Sul.
Com o sim do arcebispo de Santa Maria (RS), dom Hélio Rubert, o ENUR contou com a assessoria de padre Lucas Carvalho, responsável pela Pastoral Universitária da Arquidiocese de Santa Maria, que presidiu a missa de encerramento (05/11) com a participação de outros episcopos: o bispo de Cachoeira Grande, dom Ricardo Hoerpes, o bispo de Frederico Westphalen, dom Antônio Carlos Keller, que ministrou um dos workshops e ainda com o assessor nacional da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e Educação, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Danilo Pinto. Esteve com os luquinhas ainda, a presidente da RCCBRASIL, Katia Roldi Zavaris, o coordenador nacional da Comissão Nacional de Formação da RCCBRASIL, Vicente Gomes Neto (Vicentinho), e o coordenador nacional do Ministério de Fé e Política, Sérgio Zavaris. Eles também ministraram workshops durante o evento. Com a presença de Vicente Gomes foi realizado o lançamento da primeira apostila de formação do Ministério Universidades Renovadas, que integra, de agora em diante, o módulo de formação específica no processo de formação permanente da RCCBRASIL. A apostila trata da missão do Ministério, da formação dos GOUs e das lideranças do MUR. Com a moção de “Ressurreição” dada à equipe nacional durante oração de discernimento do local do evento, no Encontro Nacional de Formação (ENF) deste ano, o ENUR Tchê foi aguardado com ansiedade pelos luquinhas do Brasil inteiro, que cruzaram o país - alguns por 30 horas, para estarem no encontro que tem sido instrumento de renovação de fé, planejamento, formação e direcionamento de Deus para o MUR. Além de um grande momento de fraternidade, no qual os que partilham o sonho da construção da civilização do Amor se encontram para fortalecer os laços de amizade e relembrarem que não estão sós nesta missão.A comissão Ad Gentes do MUR confirma as moções de multiplicação que Deus tem dado ao MUR Brasil. Coordenado pela doutoranda da UFRGS, Fabiana Riva, o Ministério ofereceu durante o ENUR um workshop em língua espanhola “Taller en Español: Un sueño de amor para el mundo”. Participaram do workshop cinco jovens argentinos, que estiveram pela primeira vez no ENUR. Entre eles, estava o jovem acadêmico de jornalismo, Javier Alejandro (Corrientes, Argentina). “Esta é a primeira vez que participo do ENUR. Um dos momentos que mais gostei foi o workshop ministrado em meu idioma. Senti-me em casa e muito acolhido. Saber que se preocuparam com esse detalhe, me fez sentir o cuidado de Deus comigo e a vontade Dele em estar aqui. Ao voltar para a Argentina, iniciarei o sonho de Amor em minha universidade”, testemunhou Javier.
O jovem tomou conhecimento do ENUR três meses antes de acontecer e, ao voltar para seu país, fez uma série de campanhas e vendas com seus amigos para angariar fundos para participarem. Fortalecido com a oração dos irmãos e o envio que recebe no ENUR, Javier volta para a Argentina com o coração renovado e uma missão já aceita! Fonte: Portal RCC Brasil