Noite Jubilar: danças, teatros, músicas, homenagens e louvor marcam comemorações

Com alegria e gratidão a Deus pelos 50 anos da RCC, a Noite Jubilar do Congresso Estadual da RCC SP iniciou-se com uma dança, retratando a chama do Espírito Santo, que a RCC, incessante e fervorosamente, clama para toda a Igreja.

Em seguida, Fernando Gomes, assessor da Comissão Estadual de Novas Comunidades e Laura Galvão, coordenadora estadual do Ministério Universidades Renovadas (MUR), conduziram a noite, levando todos os presentes a fazer memória de gratidão por toda a história da Renovação Carismática Católica, por tudo aquilo que Deus já realizou e realiza, pela ação do Espírito Santo, na vida de cada pessoa, que “toca” esta “corrente de graça”.

O Ministério de Música que animou e conduziu toda a Noite Jubilar foi o “Ministério Jesus Música Viva”, da Diocese de Santos-SP, que também marcou história na RCC, ministrando em alguns Cenáculos do Morumbi, nos inícios do movimento.

Dois teatros foram apresentados: um retratando o acontecimento de Pentecostes que se atualizou em Duquesne, na vida daqueles jovens, que lá estavam, mostrando que a RCC é esse elo do tempo que uniu Pentecostes ao tempo presente e, portanto, tem como missão, hoje, ser rosto, memória e sinal de Pentecostes na Igreja; e o segundo teatro foi a reprodução de um programa televisivo, chamado “Espalhando a Chama”, onde o entrevistador conversava com o Pe. Eduardo Dougherty, pioneiro da RCC no Brasil, que foi representado por um ator, também como forma de homenageá-lo; e este contava fatos marcantes e importantes da trajetória da RCC ao longo da história.

Houve, ainda, um grande momento de homenagens, onde muitos pioneiros (Pe. Eduardo Dougherty, Pe. Haroldo Rahm, Mons. Jonas Abib, Reinaldo Beserra dos Reis etc), pessoas que contribuíram para que a RCC se difundisse em nosso estado (Tia Laura, Zé Pretinho, entre outros), também foram lembradas e receberam, pessoalmente ou através de representantes uma pequena lembrança, num gesto de profunda gratidão a Deus pela vida dessas pessoas que se doaram, se dedicaram, para que hoje a RCC pudesse celebrar seus 50 anos. Também foram homenageados todos os ex-coordenadores estaduais da RCC-SP. 

Entre os homenageados, também esteve o Pe. Gilberto Maria Defina, sjs (in memorian), fundador da Fraternidade Jesus Salvador: Padres e Irmãs Salvistas, que se fizeram presentes no Congresso e receberam pessoalmente esta homenagem póstuma ao seu fundador.

Nessa grande noite de festa e celebração, houve, ainda, um momento dedicado à música católica, já que a música animada, alegre também é uma marca importante da RCC, ao longo de sua história.

Reinaldo Beserra foi convidado a partilhar um pouco da história da música nos inícios da RCC. Mostrou o primeiro exemplar do livro de músicas “Louvemos ao Senhor”, falou da simplicidade da música nos inícios da RCC e, em seguida, pegou o violão e compartilhou com os presentes algumas canções que marcaram esta história.

Para encerrar, Lucimar Maziero, Presidente do Conselho Estadual da RCC-SP, também foi homenageada e deu sua palavra a todos os presentes: “Aqui não estamos celebrando uma história distante, mas a nossa história, a história de cada um de nós! E não é uma história que está acabando, mas sim uma história que está apenas começando!”.

Desse modo, todo o Conselho Estadual foi convidado a subir ao palco e, juntamente com um bolo comemorativo dos 50 anos, todos cantaram “Parabéns para a RCC” e celebraram, com muita alegria, entusiasmo e gratidão a Deus, o Jubileu de Ouro da RCC!

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.