Na segunda pregação do XXV Congresso Estadual, Reinaldo Beserra dos Reis e sua esposa, Reinalda Reis ministraram o tema “Batizados no Espírito, aqueles que amam e perdoam”. Casados há quase 46 anos, Reinalda iniciou a pregação falando da imensa gratidão que sente por seu chamado pessoal, familiar, da Igreja e também do movimento a que pertence e enfatizou que todos devem ter um sentimento profundo de gratidão, uma vez que “somos privilegiados pela vida no Espírito”.
Com a passagem de Atos dos Apóstolos 1 ss, em especial o versículo 8, que diz “sereis batizados no Espírito Santo e sereis minhas testemunhas”, o casal conta sobre a experiência que tiveram com o Espírito Santo. Reinaldo afirmava que, sem o poder e a força d’Ele, não tem como testemunhar Jesus de Nazaré em todos os lugares e reforçou que “você não precisa de um poder extraordinário para mostrar a manifestação de Deus na sua vida, isso só faz parte, mas ele se manifesta principalmente no ordinário do que nos acontece”.
Reinalda prosseguiu a pregação dizendo que todas as pessoas passam por diversas situações, tanto boas quanto ruins, mas, independente de qual seja, o poder de Deus se manifesta e o testemunho deve ser dado, afinal, “se dar testemunho fosse fácil, não precisávamos da força e poder do Espírito Santo”. E, Reinaldo, reforçou: “se a sua opção por Jesus Cristo não está exigindo nada da sua vida, é melhor que essa opção seja revista”.
Em seguida, Reinalda citou a frase de Beata Elena Guerra, que diz: “o Amor, só o Amor, faz tudo!”, e, a partir desta, contou, entre tantos outros, um testemunho familiar que viveu há uns anos atrás e como superou tudo o que passou: pelo poder e força do Espírito Santo, “que vem em auxílio a nossa fraqueza e em socorro a nossa dor”.
“Só se sabe o verdadeiro sentido do ‘Espírito Consolador’, quando não se tem mais ninguém que possa fazer algo por você!”, enfatizou Reinaldo.
Reinalda enfatizava que é fundamental que haja retorno e resgate da experiência íntima com o Senhor na oração pessoal, pois, quando se vive situações difíceis, é nesta oração de comunhão com Deus que se encontra o sustento que transborda na vida e na partilha com os irmãos. “O testemunho não é contar uma história: é você viver uma vida no Espírito Santo; e não importa o que a vida nos trouxe, o que importa é o que vamos fazer a partir do que vivemos”, dizia ela.
Finalizando o testemunho e a pregação, o casal reafirmava que é na experiência com o amor de Deus, estendido pelo amor dos irmãos, que encontra-se o sustento e a força para seguir em frente, e que isso só é possível “quando nos deixamos conduzir pela ação do Espírito Santo e, assim, permanecendo na fé, na esperança e no amor”.
Por fim, Reinaldo Beserra encorajou a todos a não ter medo de se deixar conduzir pela força e pelo poder do Espírito Santo, uma vez que “o poder do alto não é um ‘faz de conta’: é uma promessa comprida!”.