A manhã de sábado (16/09) iniciou-se com orações voltadas para a Virgem Maria, consagrando todo o dia de Congresso a Nossa Senhora. A primeira atividade do dia foi a oração do terço. Na sequência, a Banda Arkanjos conduziu uma animação, ajudando cada participante a abrir o coração para a oração da manhã, que foi ministrada por Maria Mantovani, coordenadora estadual do Ministério de Intercessão da RCC-SP, convidando todos a louvarem ao Senhor com o Salmo 62, na certeza de que “nesses dois dias, nós vamos mergulhar no Espírito”.
Após a intensa oração, foi acolhida a imagem de Nossa Senhora Aparecida, que adentrou o Centro de Eventos nas mãos de Pe. Milton Rogério Vicente, coordenador estadual do Ministério Cristo Sacerdote, juntamente com as bandeiras do Vaticano, do Brasil, do estado de São Paulo e da cidade de Aparecida (que acolhe este Congresso), acompanhados de uma grande procissão com os 42 coordenadores diocesanos da RCC-SP, que traziam consigo a Vela Jubilar (que percorreu cada diocese), juntamente com um pioneiro do movimento em sua diocese.
“Vamos aplaudir a nossa Mãe, a Mãe da Renovação Carismática Católica!”, pediu Adriano Gonçalves, coordenador estadual do Ministério Jovem e, continuou: “Muitos gostariam de estar aqui, para celebrar os 50 anos da RCC, mas já estão na Glória de Deus; mas nós estamos aqui, para celebrar este tempo de graça! Juntamente com os pioneiros, recebemos esta chama, que continua acesa: Vem, Espírito Santo!”.
Em seguida, Pe. Milton convidou todos os presentes a renovarem suas promessas batismais, renunciando a satanás e suas obras e professando as verdades de fé, o que foi seguido de um grande canto em línguas, em júbilo e gratidão a Deus pela história da RCC do Estado de São Paulo e pela graça do derramamento do Espírito Santo capaz de chegar a todos.
“Nós estamos aqui hoje, porque Maria caminhou a nossa frente, por isso, em nossa procissão, Maria entrou a frente de nossa história; e não à toa, celebramos o nosso Jubileu de Ouro, na Casa da Mãe, no mesmo ano dos 300 anos do encontro da imagem de Aparecida, por isso, queremos consagrar a nossa história, toda a RCC SP e tudo o que aquilo que o Senhor nos reserva, para que vivamos, a Nossa Senhora!”, direcionava Pe. Milton, antes de iniciar a Oração de Consagração a Nossa Senhora Aparecida, que rezou logo em seguida.
Na sequência, Lucimar disse que esta é uma manhã de gratidão a Deus, por tudo o que foi vivido até aqui. Agradeceu a todos os pioneiros presentes por terem passado a Chama acesa, e também a todos os Fundadores de Novas Comunidades, que são frutos da RCC em todo o estado. “Não estamos encerrando uma história, mas celebrando uma história!”, enfatizou Lucimar.
Para encerrar este primeiro momento do dia, todos cantaram em louvor e gratidão a Deus: “Cada um tem uma história, e de repente aqui estamos nós, cada um por um caminho veio e hoje estamos todos juntos, guiados pelo Espírito de Deus!”.