Na segunda pregação do dia, Maria Cristina Marangon disse às mais de duzentas participantes do terceiro Formando Pérolas do Estado de São Paulo, sobre os três tempos da dor emocional. Segundo a pregadora, o objetivo deste momento é “fazer com que vocês subam na graça pelo conhecimento e sejam enlevadas ao Espírito Santo, obtendo alegria”. O encontro estadual é realizado na Casa de Retiros Sagrada Família na rodovia João Leme dos Santos, Km 111, no bairro Itinga (1 km após a Ufscar), em Salto de Pirapora (SP).
A dor – continua Cristina – se estende em três estágios: dor presente, dor passada e dor do futuro. O primeiro estágio tem como consequência a mágoa, “que se não é liberado o perdão instantaneamente, será uma dor recorrente, você lembra da situação e aquilo dói”, explica. Já no segundo estágio, a pregadora pontua que “a dor é lembrada no presente como raiva, é mágoa sobre mágoa, essa mágoa “seca” e se transforma em raiva, por isso que você é grossa, amarga, áspera com as pessoas. E esse comportamento acontece em situações em que você se sente ameaçada, como se as pessoas fossem te ferir”. O último estágio se concretiza com a ansiedade, “é o medo do futuro, e aí você não consegue desfrutar nada na sua vida, porque está sempre preocupada com isso ou aquilo, essa dor rouba a sua alegria! Há uma agitação interior em ti por medo de sofrer no futuro aquilo que você sofreu no passado”, revela.
Voltando a passagem do segundo livro das Crônicas (II Cron 9, 1-4), a pregadora compara a rainha de Sabá a cada uma das presentes. Para ela, a rainha tinha uma dor que era um enigma [fazendo referência ao versículo 1a), uma dor silenciosa que esta carregava e que tirava a alegria. “Ao ser acolhida por Salomão, a rainha sente-se amada e revela ao sábio rei tudo que feria seu coração. E é assim que ela torna-se <<enlevada de admiração (II Cron 9, 4)>>”.
Cristina afirma que “com o coração curado de todas estas dores, as pessoas irão perceber a sua doçura e, não mais a amargura. Como a borboleta é afável em cima das flores, vocês serão afáveis e elegantes por meio do Espírito Santo”.
Compartilhe em suas redes sociais