'); $(".megamenu").on("click", function(e) { e.stopPropagation(); });
Já na manhã deste sábado na oração inicial, o Senhor perguntou aos servos: “Vês alguma coisa em teu irmão que não seja serviço, ministério, invés de dons e carismas?”. A irmã Kátia, coordenadora estadual do Ministério de Promoção Humana, afirmou que o Senhor vai perguntar isso durante todo o encontro. Refletindo sobre a passagem do Evangelho de Marcos (Mc 8, 22-26), ela conduziu os presentes a se sentir filhos amados de Deus, e não, <<como árvores que andam (Mc 8,24b)>>. Fátima ressaltou a necessidade de nos reconhecermos como filhos de Deus, além de sermos servos e servas.
Na sequência, Prof. Felipe Aquino pregou sobre o tema “Ser Família”. A pregação do professor foi baseada na constituição do casal como imagem e semelhança de Deus, as ameaças à instituição familiar, o namoro como alicerce da vida familiar, o amor entre o casal e os filhos.
Imagem e semelhança de Deus
<<“Deus nos criou para participar de sua vida bem-aventurada (CIC p.1)>>, afirmou Prof. Felipe. Segundo ele, o Senhor nos criou para sermos felizes e constituirmos uma família que se baseia na imagem e semelhança de Deus. “Deus não quis criar uma família fora d’Ele; Ele olhou em Si mesmo e fez-nos a sua imagem e semelhança”, destacou o professor e continuou, “Ele quer olhar para cada um de nós e ver o rosto de Cristo. E nessa caminhada rumo à santidade devemos contemplar o rosto de Cristo. Quer saber o seu preço, o preço de sua vida? Olhe par a cruz, o seu valor é infinito”.
Namoro: alicerce do casamento
“Um namoro santo é o alicerce para uma boa vida conjugal”, frisou. De acordo com Felipe, a causa da ruína de muitos casamentos é a construção de um alicerce frágil, e “quando se põe o ‘peso da família’, o casal não aguenta e se rompe o matrimônio”. Ele ressaltou também a importância de acompanhar o namoro dos filhos e sobre as ameaças à família, como a Ideologia de Gênero “tão difundida e disseminada até por organizações internacionais que se dizem à favor da família”.
Amor conjugal
Conforme o pregador, a união da família só se sustenta pelo amor. “A tragédia do mundo moderno é que se fala de Amor, mas se vive apenas o Egoísmo. Será que você me ama mesmo ou você quer me levar para cama, minha fama ou meu dinheiro?”, exclamou tipificando o “amor” que o mundo ensina. Para o professor, “gostar se refere a coisas; amar se refere à pessoas. Devemos amá-las como Deus nos ama. É esta a referência do amor que deve sustentar a família, o casal e os filhos. Um amor que faz o casal crescer para depois, multiplicar-se”, explicou.
Sobre a vida conjugal ainda, o Prof. Felipe ressaltou a importância de uma vida sexual equilibrada e saudável. “O sexo é a celebração do amor conjugal. Se a vida sexual do casal não está equilibrada corre-se o risco de buscar uma satisfação fora do casamento. E se não há amor, não há vida sexual harmoniosa”, observou.
Conquista teu filho!
Após o crescimento do casal enquanto homem e mulher, relatou Felipe, é hora de multiplicar-se. Para exemplificar e orientar a educação dos filhos, o professor se baseou em duas passagens do livro do Eclesiástico, os capítulos 3 e 30. O primeiro para os filhos, conforme ele, e o segundo, aos pais. A mensagem que o Prof. Felipe deixou aos pais foi uma memória dele da época que seus filhos eram ainda adolescentes. “Vi uma propaganda que dizia: Conquista teu filho, antes que o traficante faça em seu lugar!”, recordou enfatizando que “seu filho será importante pelo tempo que você gasta com ele”.
A pregação foi encerrada com a benção sacerdotal do Pe. André Passos e a consagração de todas as famílias à Nossa Senhora.
Fotos: MCS/Juliana Silveira