Ministério para Seminaristas envia carta para o mês de fevereiro

O coordenador nacional do Ministério para Seminaristas enviou uma carta na qual partilha experiências do RENASEM 2015 (Retiro Nacional para Seminaristas) e propõe uma reflexão para este mês sobre a vida conduzida pelo Espírito Santo. Leia na íntegra: Brasília, 02 de Fevereiro de 2015ministerio01 Caríssimo irmão, a Paz e a Graça da parte de nosso Senhor Jesus Cristo! Cristo ressuscitou! Aleluia! Nós adiantamos a alegria pascal esse ano! Vimos e demos testemunho que temos um irmão ressuscitado e intercedendo por nós junto a Deus – Luiz Gustavo Eccel –, e nossa alegria se completa pela ressurreição de nossas vocações nesse 35º RENASEM. Comigo aconteceu essa ressurreição! Vivi como muitos o ano passado como um tempo de Cruz, onde perdi tudo, até as motivações vocacionais. Mas fora tudo providência de Deus que queria que todas as minhas construções da carne e de esforço humano fossem ao chão para que a obra fosse construída a partir do Espírito. “Sois assim tão levianos? Depois de terdes começado pelo Espírito, quereis agora acabar pela carne? (Gl 3,3), é necessário perder para ganhar!”, foi o que o Senhor nos exortou em nosso Despertar para o RENASEM, em Brasília. E isso é o que o Senhor pede a toda a RCC com a moção para esse ano: “Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito” (Gl 5,25). Não estamos sendo exortados a simplesmente “dar testemunho”, até porque dar testemunho não significa se mostrar aos outros, dizendo o que EU fiz ou o que EU não fiz, mas é um ato de esvaziamento através do qual reconhecemos as nossas misérias e a ação misericordiosa de Deus para conosco, onde reconhecemos o cumprimento do Evangelho em nossas vidas, atualização da Palavra em nós, obra totalmente de autoria divina, nenhum mérito nosso. E que mérito de Deus em nossas vidas e no nosso Ministério para Seminaristas! O Senhor escolheu o menos capacitado para estar à frente deste Ministério que é obra de Deus, um servo pecador que começou a se dispor a ser moldado pelo Senhor. Como a surpresa da escolha de Davi (1Sm 16,4-13) ante seus irmãos guerreiros, recebi a surpresa de tomar à frente não por escolha humana ou por virtudes, mas pelo amor que o Senhor infundiu em mim por esta obra. E a promessa feita a mim não foram as glórias das vitórias de Davi, mas a advertência do zelo de pastor para com as ovelhas confiadas: “Davi deveria estar junto do seu povo na batalha. Não estava no lugar certo. Por isso perdeu o Pentecostes, perdeu a unção. Estar no lugar certo é estar ao lado do Senhor. Nosso primeiro chamado é estar com o Senhor e não fazer pelo Senhor” (Pe. Gilson). Não tenho medo da missão, pois quem recebe o Espírito não tem medo, mas sim a ousadia no Espírito; além da coragem do Espírito o que me acalma é o fato de saber que não estou sozinho, somos uma grande família RENASEM que se une na oração e na partilha. Por isso não temo e sei que com a proteção da Virgem Maria e a intercessão poderosa da Beata Elena Guerra, alcançaremos juntos a vontade de Deus. Como nos disse Dom Azcona, não podemos voltar ao homem velho após a Ressurreição, após receber o Batismo no Espírito. O homem velho já foi crucificado! Devemos andar como libertos das ações da carne, e isso é viver no Espírito! Viver no Espírito é amizade com o Espírito, é relacionamento de adoração, isso faz com que a nossa prepotência seja vencida pela humildade de reconhecê-Lo não como hóspede, como alguém que só reside, mas quem preside a nossa vida, quem governa tudo. Irmão, sejamos RENASEM todos os dias em nossas casas de formação! Oração e Partilha é o que nos abre à condução do Espírito. Clamemos todos os dias uma nova efusão do Espírito Santo para que nossos vasos de barro não fiquem vazios nos estudos, na pastoral, na convivência; sem o Espírito não somos nada, não podemos fazer nada, nem falar “Senhor” podemos sem a força do Espírito. E recebemos o Espírito por meio da Virgem Maria, pois Ela intercede para que o Pentecostes continue acontecendo em nossos Cenáculos, em nossos grupos de oração; e também porque Ela nos ensina a humildade de deixar-se conduzir pelo Espírito e andar de acordo com Ele. Que Nossa Senhora Aparecida, Mãe do nosso país, e o nosso intercessor e servo do Espírito Santo Luiz Gustavo possam nos ajudar a viver este tempo com o Ressuscitado, tempo de adoração, tempo de preparação para o Avivamento. Um abraço fraterno de seu irmão em Cristo e que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo esteja com vosso espírito! Amém. Thaisson da Silva Santarém Seminarista da Arquidiocese de Brasília Coordenador Nacional do Ministério para Seminaristas RCCBRASIL Fonte: Ministério para Seminaristas
Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.