“Se vivemos pelo Espírito, andemos de acordo com o Espírito" (GL 5,25). Este é o Tema que norteará os trabalhos da Renovação Carismática Católica do Brasil neste ano e foi definido pelo Conselho Nacional da RCCBRASIL em reunião realizada na cidade de Aparecida/SP, em setembro de 2014.
Em primeiro momento, esta moção deve ser compreendida como um convite à reflexão sobre esta orientação de São Paulo aos Gálatas para buscarmos a orientação e a ajuda do Espírito Santo para as nossas atitudes cotidianas que precisam de conversão. Em segundo momento, para permitirmos que o Espírito Santo nos indique os meios para fazer as correções necessárias na nossa conduta cristã.
O Espírito Santo é o nosso guia constante e infalível, é Ele quem produz em nós os frutos espirituais. Isso abrange nosso espírito, alma e corpo com todas as faculdades que o constitui.
São Paulo nos incita a andarmos no Espírito e nos alerta a jamais satisfazer os desejos da nossa carne, porque carne e Espírito se opõem. Travam um combate contínuo entre si, e todos nós possuímos a liberdade para escolher entre um e outro. Se decidirmos andar no poder de um deles, não poderemos estar no controle do outro. No entanto, por trás da resistência do Espírito diante da carne está a promessa de que o Espírito Santo nos ensinará todas as coisas e nos dará força para testemunhar.
Assim, para desfrutarmos da liberdade cristã dependemos do Espírito Santo. Na verdade, é Cristo que nos liberta. Mas sem a obra contínua, orientadora e santificadora do Espírito Santo, a nossa liberdade tende a degenerar em licenciosidade.
Se escolhermos viver segundo o Espírito Santo devemos nos abrir a sua ação e deixar que Ele aja em nós para que assim se manifeste, não apenas para nosso próprio bem, mas para o bem comum. Viver no Espírito é viver, na prática diária, o cristianismo. A melhor ilustração dada por Jesus foi a íntima relação de dependência que existe entre árvore e fruto. Quando em dúvida sobre o tipo da árvore, espere pelo seu fruto. Nunca haverá equívocos: jaqueiras jamais produzirão jabuticaba... Por isso, a Bíblia adverte: nunca dará certo gostar dos ensinos de Cristo e, na prática diária, viver contrariamente aos mesmos ensinos.
A solução de São Paulo é simples. Aquilo que profundamente sentimos na alma, quando entramos em comunhão com o Espírito, sempre deve ser testado na prática com as nossas atitudes do dia-a-dia. Nossa conduta diária é o laboratório do Espírito Santo. Deve ser a confirmação do amor e do poder do Cristo, a partir do momento em que Ele nos aceitou. Cada vez que não “andamos pelo Espírito”, reforçamos em nós “as obras da carne”. Assim, como o exercício dos músculos garante a saúde do corpo, o exercício do Espírito garante a saúde da alma.
Quando entregamos a direção de nossa vida ao domínio e orientação do Espírito Santo de Deus, recebemos uma nova natureza que vai nos ajudar a exercitar o equilíbrio.
Deus nos deu a capacidade de sentir alegria quando pensamos e fazemos o que é certo. O conflito entre a vontade própria e a vontade de Deus desaparece e passamos a agir debaixo dos princípios divinos, não por obrigação, mas espontaneamente.
Andemos, então, pelo Espírito.
Deus os abençoe!
Núcleo Nacional do Ministério de Intercessão
INTENÇÕES PARA O MÊS DE JANEIRO
1. Para que cesse a violência no Brasil e no mundo.
2. Pela unidade entre todos os membros da RCC do Brasil.
3. Pelo Encontro Nacional de Formação – ENF nos dias 21 a 25/01/15 em Aparecida/SP.
4. Pelas Escolas Nacionais de Formação que acontecerão em São José dos Campos/SP nos dias 10 a 20/01/2015:
- Escola Nacional de Líderes e Missionários da RCCBRASIL.
- Escola Nacional de Comunicação.
- Escola Nacional de Dança e Teatro.
5. Pela Reunião do Conselho Nacional nos dias 18 a 21/01/15 em Aparecida/SP.
6. Pela Reunião de Oração do seu Grupo de Oração (pelo pregador, dirigente, músicos e demais servos e pelas pessoas que participam da Reunião de Oração).
7. Pelos Grupos de Oração na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
8. Pelos Ministérios da RCC no seu Grupo de Oração, Diocese, Estado e no Brasil.
9. Pelas necessidades espirituais e financeiras dos escritórios diocesano, estadual e nacional da RCC.
10. Pelos projetos da RCC na Diocese, no Estado, no Brasil na América Latina e no Mundo.
11. Pelos eventos de evangelização da RCC no seu Grupo de Oração, na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil.
12. Pela Reunião dos Conselhos Diocesano, Estadual e Nacional neste ano.
13. Pelas coordenações do seu Grupo de Oração, da RCC na sua Diocese, no seu Estado e no Brasil (Coordenadora Nacional: Katia Roldi Zavaris e sua família).
14. Pela Santa Igreja, pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelo seu Bispo diocesano, pelos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos e Religiosas e pelos Seminaristas.
15. Pelas casas de missão da RCCBRASIL e pelos missionários e missionárias.
16. Pela construção da Sede Nacional da RCC do Brasil e pelos seus colaboradores.
17. Para que todos os membros da RCC do Brasil se abram para a moção da Reconstrução.
Compartilhe em suas redes sociais