ESTUDO: UM CAMINHO DE SANTIDADE!

Os estudos como uma poderosa ferramenta de santidade e conhecimento de Deus.

O caminho da santidade passa de forma particular pelos territórios humanos que compõem nosso ser, sem dúvida o nosso intelecto se apresenta como um desses territórios. Entender que o Senhor nos chama e nos faz santos pelas mais diversas vias é uma forma de contemplar o seu amor por nós.

O encontro da Fé e da Razão se apresenta como uma estrada para a evangelização, mas sobretudo para elevação e subordinação do nosso conhecimento à Deus, “Cativamos toda inteligência e a reduzimos à obediência à Cristo” (2 Cor 10, 5b). São Josémaria Escrivá nos alertou categoricamente: “se tens de servir a Deus com a tua inteligência, para ti estudar é uma obrigação grave” e ainda: “para um apóstolo moderno, uma hora de estudo é uma hora de oração”.

Pois bem, embasados por tais ensinamentos buscamos constantemente, por meio dos estudos, alcançar e viver a Verdade, e assim nos diz Santa Edith Stein “Quem procura a verdade, consciente ou inconscientemente, procura a Deus”. A disposição em ler bons livros, em nos dedicarmos às Sagradas Escrituras e aos documentos da igreja, experimentar o Batismo no Espírito Santo no nosso dia a dia, é forjar o nosso intelecto para as coisas do Alto, isso se traduz em um caminho de santidade.

Sabemos que como estudantes, escolares e universitários, estamos imersos em um ambiente que tem por finalidade propagar o saber e a cultura, mas estes ambientes também se apresentam como lugares onde nos deparamos com o racionalismo, mecanicismo e ideologias. “É ali que sois chamados a formar-vos, a motivar a vossa opção e a testemunhar a vossa fé no Senhor Jesus, que nos dá, como manifestei muitas vezes, a verdade sobre o homem indissoluvelmente ligada à verdade de Deus.” (São João Paulo II)

“Quando vos convido a torna-vos santos, estou pedindo-vos que não vos contenteis com escolhas de segunda mão” (Papa Bento XVI). Os estudos são para nós um instrumento autêntico para busca da santidade, primeiro para compreendermos o ordinário, o comum das nossas vidas, e depois para tocarmos o extraordinário, adentrarmos e permanecermos na presença de Deus. Santo agostinho nos ensina que é preciso “crer para compreender e compreendendo melhor cremos”. O mesmo Deus que ilumina a nossa inteligência pela luz natural da razão é Aquele que ilumina nossa inteligência pela luz sobrenatural da graça. Estudar nos permite conhecer e uma vez conhecendo passamos a amar, esta é a via de santidade, este é o chamado: “Amar a Deus com todo o seu coração, com toda a sua alma, com todo o seu entendimento e com toda a sua força.” (Mc 12, 30).

 

 

Jaime Moreira Pires

Coordenador do Ministério Universidades Renovadas – RCC SP

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.