Como sonhar em 2024 segundo a vontade de Deus?

Um itinerário para colocar a vontade de Deus em primeiro lugar!

Em seu livro, o Profeta Isaías proclama que foi enviado para anunciar um "ano da graça do Senhor" (Is 61,2). Como profeta pós-exílico, ele compreende a libertação do Exílio da Babilônia como este tempo favorável, como ano da graça do Senhor na história de seu povo. Sendo Deus eterno e atemporal, Nele não existe tempo; em Deus, todo tempo é tempo, uma vez que estamos sempre no "kairos", que para os gregos significava momento certo ou oportuno, e que traduzimos como tempo da graça ou simplesmente tempo de Deus. Porém, em nossa humanidade, logicamente inseridos no tempo "Khronos", dentro de uma cronologia, é comum nas viradas de um ano para o outro estabelecermos planos, metas e propósitos para um novo ciclo que se inicia.

 

O estabelecimento desses propósitos jamais será, de forma alguma, algo ruim; pelo contrário, quem não sabe onde deseja chegar não chegará a lugar algum. Tão importante quanto compreender aonde se quer chegar é designar os caminhos para alcançarmos nossas metas. Portanto, nosso desafio consiste em estabelecer esses projetos segundo a vontade de Deus, debaixo de oração e escuta, compreendendo que Deus nos ama e nos criou para sermos felizes. O desejo do coração Dele é que sejamos realizados e tenhamos vida plena e abundante em todas as áreas de nossa vida.

 

Somos chamados a olhar para nossa vida à luz do Evangelho e refletir que aquilo que está bom precisa ser aprimorado para não ficarmos numa zona de conforto, pois já dizia Catarina de Sena: "quem estaciona, está regredindo". Ao mesmo tempo, olhar para aquilo que precisa ser melhorado e, a partir daí, elencarmos nossas metas sempre com o cuidado de não colocarmos metas que não consigamos cumprir e que venham tornar-se fardos pesados. Faz-se oportuno não sermos rigorosos em demasia conosco mesmos no que diz respeito também às metas que vamos deixando de cumprir ao longo do ano, pois vale mais retomá-las do que abandoná-las ao longo do processo.

 

Nossas metas precisam ser reais, palpáveis, e onde compreendermos nossas limitações, somos chamados a orar buscando em Deus graça, força e o auxílio do Espírito Santo. O ser humano não deve jamais confiar demasiadamente em si mesmo. O Papa Francisco, na "Gaudete et Exsultate", chama a atenção em relação aos perigos do pelagianismo ou semi-pelagianismo, heresia do século V, que hoje nos aparece com outra roupagem e que afirmava que a vontade prevalecia sobre o mistério da graça e que consequentemente, para o homem se salvar, bastavam os seus próprios esforços. Para vivermos o ano da graça, não podemos excluir a graça de Deus de nossas vidas.

 

Portanto, faça seus planos, projete tudo aquilo que você deseja alcançar, mas não deixe de consagrar tudo isso ao Senhor. Creia que neste novo ano Deus tem vinho novo para odres novos, nova unção para novo tempo. Porém, junto com o ano velho que se foi, permita que tudo aquilo que é velho ou pertence ao homem velho fique no passado. Assim, não virá somente o novo, mas o melhor de Deus para nossas vidas, pois nele temos a força para permanecermos firmes no melhor da parte de Deus para nossas vidas. Mesmo que venham as dificuldades, pois sonhar em Deus não nos livra das tensões do tempo presente, já que a cruz acompanha a vida de todo cristão, que possamos confiar ao Senhor as nossas preocupações na certeza de que Ele nos ama e tem cuidado de tudo (1Pd 5,8). Viva este ano na certeza de que o Senhor honrará seus sonhos como honrou os sonhos de José do Egito.

Huanderson Leite

Fundador da Comunidade Ruah Adonai

Coord. Estadual Comissão da Unidade – RCC SP

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.