Eis o tempo de contemplar a proximidade do cumprimento da promessa.

Eis que desponta para nós o tempo do advento, tempo de espera e de revisão de vida.

Tempo para adentrarmos no mais profundo da nossa existência e fazermos memória do que Deus tem reservado para nós no céu.

São quatro semanas, e em cada semana, por meio da liturgia, somos convidados a ir nos preparando para a chegada de Jesus.

Mas, prepararmo-nos para o Natal, a chegada do Menino Deus?

Sim e não.

Sim, pois ao fazermos memória da encarnação do Verbo, fazemos memória do grande amor que o Pai, tem por nós.

E não, pois precisamos ir além, precisamos esperar o cumprimento da promessa de que Ele voltaria.

E Ele vai voltar.

Então o tempo do advento, é para nos preparar para o já e o ainda não.

O “já” pois Deus nasceu entre os homens, e o “ainda não” porque Ele vai voltar, e enquanto Ele não volta, estamos nos preparando para essa volta.

Advento é vinda, e essa vinda pode acontecer a qualquer momento, precisamos estar preparados.

Como anda sua vida sacramental?

Jesus, pergunta no evangelho: “quando o Filho do Homem voltar, será que encontrará fé sobre a terra?” (Lc 18,8)

E para ter fé, é preciso que estejamos alimentando a nossa alma: com a Palavra (meditando-a e ouvindo-a), com a eucaristia (não apenas dominical, mas se possível, diariamente), limpando nossa alma constantemente no sacramento da reconciliação. E estando em constante estado de graça.

Nos diz o evangelista Mateus (24,27), que a vinda do Filho do Homem, será como um relâmpago.

Um relâmpago, não avisa quando e nem onde estará surgindo. Ele apenas clareia o céu e desaparece.

Você tem passado o ano, tempo comum, se esforçando em sua busca de viver a santidade, de viver o céu, já aqui na terra.

E aqui não falo de descanso e nem de paz plena, como o mundo entende, mas do céu, da Presença de Deus constante.

Se você e eu, buscarmos neste advento, vivermos de maneira nova, como se fosse o primeiro, o último e o único advento que teremos na vida, com certeza estaremos melhor preparados não apenas para o Natal, mas para a segunda vinda do Senhor.

E faremos com que nossa vida possa ganhar em santidade e maturidade espiritual.

Pense o que você precisa se propor para ser mais de Deus? O que você precisa deixar para que sua vida seja mais reflexo do Espírito que habita em você, o mesmo Espírito que formou Jesus, no ventre da Santíssima Virgem Maria?

Vamos neste advento, nestas quatro semanas, que a Mãe Igreja nos propõe de preparação para o Natal, fazer um itinerário litúrgico não apenas com o nosso intelecto, mas principalmente com nossa alma e com o nosso coração, que é a fonte de toda decisão.

Deixemos que o Espírito Santo gere em nós um coração que anseia pela chegada do Senhor na sua vinda gloriosa.

“Que a santidade das nossas vidas, apressem o Senhor, e Ele logo virá.”

E esse logo, pode ser neste advento, pode ser no Natal de fato, mas independente de quando seja, precisamos estar com nossas almas, forjadas pelo Espírito, de forma que o Senhor ao nos ver, nos reconheça.

Que o Espírito Santo, te convença e te dê testemunho, de que o Senhor voltará e que é o desejo Dele, te encontrar e te levar a habitar com Ele, adorando dia e noite a Trindade, num tempo eterno e infinito de adoração e amor.

O céu nos espera, e a Santa Mãe Igreja, espera que o advento seja para nós esse tempo propício de preparação para receber Aquele que virá.

Tenha um santo advento, um santo Natal e que sua alma, seja transformada neste tempo.

 

Irmã Monica Inocencio Oliveira,sjs

Instituto Missionário Servas de Jesus Salvador

Coordenadora Estadual Ministério para Religiosas e Consagradas

 

Compartilhe em suas redes sociais

Endereço

Rua Paschoal Guzzo, 141 Jardim Messina - CEP 13207-491 Jundiaí/SP,

Siga-nos

© RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO ® 2024. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.